21 de mai de 2010

Mas, o que significa SUSTENTABILIDADE?

Na tentativa de elaborar um conceito para sustentabilidade, encontrei uma definição na Wikipédia que gostei muito, e por isso, vou transcrevê-la do mesmo modo, porque achei bem pertinente ao que penso a respeito.

“Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humana, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial, no presente, e ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais”.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Conforme o texto citado, para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista quatro requisitos básicos, ou seja:  (1) ecologicamente correto; (2) economicamente viável; (3) socialmente justo; e (4) culturalmente aceito. Portanto, sustentabilidade é muito mais do que palavra bonita, moderna e da atualidade. Conhecer essa definição é entender que é necessário as pessoas, as empresas e as organizações ficarem atentas ao que acontece com o Meio Ambiente, e aos ataques que causam mal a Biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por nos visitar! Será um prazer ler o seu comentário.Volte sempre!

Nosso projeto no II Webcurrículo da PUC/SP

A Educação tem sentido...

“A educação tem sentido porque o mundo não é necessariamente isto ou aquilo, porque os seres humanos são tão projetos quanto podem ter projetos para o mundo. A educação tem sentido porque mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e se refazem, porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber, de saber que sabem, de saber que não sabem. De saber melhor o que já sabem, de saber o que ainda não sabem. A educação tem sentido porque, para serem, mulheres e homens precisam de estar sendo. Se mulheres e homens simplesmente fossem não haveria porque se falar em educação.”

Paulo Freire (2000, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros, p. 40).

MATA ATLÂNTICA: Caminhos para Conservação

Encontrei esse vídeo na TV Meio Ambiente e uma série de outros que indicam caminhos para conservação da Mata atlântica na cidade de São Paulo. Embora ainda não esteja incluso o Parque Tizo, que é um fragmento de Mata Atlântica na Zona Oeste de São Paulo, estes aqui trazem muito conteúdo.

Para a galera do Futebol

Sobre o Conhecimento

"O conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação."

José Armando Valente

Metodologia de Trabalho Online

Salve a Floresta

Vídeo Carta da Terra

Hora Certa

Para compartilhar em outras redes