27 de mar de 2010

Plantio Comemorativo dos 4 anos de Criação do Parque Tizo

Clique na foto
para acessar outras
Plantio Comemorativo
Fotos por Josete M. Zimmer.

E a EMEF Teófilo Benedito Ottoni mais uma vez se fez presente participando com o coral dos alunos do 4o Ano e o Rap dos alunos do 7o Ano. Dentro da programação ofereceu camisetas com motivos do parque aos secretários do Meio Ambiente dos Municípios de Cotia, Osasco, e também, para a Gestora do Parque Tizo e representantes da comunidade de Amigos do Bairro do Parque Ipê e Vila Esperança. Vários professores do Teófilo também estiveram presentes nesta cerimônia. A intenção é que todas essas pessoas de fato, vistam a camisa do Parque e entrem na luta de preservação juntamente com a escola.
Após o cerimonial todos se dirigiram ao local do plantio a fim de plantar mais 50 mudas de árvores nativas. Na imagem abaixo, com texto cedido pela Gestora do Parque, Arq. Ana Lúcia P. de Faria Burjato (da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo), estão os nomes científicos e populares das espécies de árvores plantadas.


Recapitulando

O Parque Tizo foi criado pelo Decreto Estadual 50.597 de 27 de março de 2006. O nome Tizo é na verdade a sigla de Terrenos Institucionais da Zona Oeste, como era chamada a área destinada ao parque, com cerca de 130 hectares , na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo abrange áreas dos Municípios de São Paulo, Cotia e Osasco, nas proximidades das divisas dos municípios de Embu e Taboão da Serra.
Aproximadamente 60% da área é coberta por remanescente de mata atlântica e abriga espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção. Sua transformação em parque auxilia a preservação da vegetação e dos mananciais existentes, além de oferecer à população uma oportunidade de lazer e recreação em contato com a natureza. A criação do parque é fruto também do processo de mobilização da sociedade pela proteção da área.

2 comentários:

  1. Professora consegui o endereço do meu blog é http://naescolafeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Desculpa prfessora! escrevi errado não é progetos é projetos.

    ResponderExcluir

Obrigada por nos visitar! Será um prazer ler o seu comentário.Volte sempre!

Nosso projeto no II Webcurrículo da PUC/SP

A Educação tem sentido...

“A educação tem sentido porque o mundo não é necessariamente isto ou aquilo, porque os seres humanos são tão projetos quanto podem ter projetos para o mundo. A educação tem sentido porque mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e se refazem, porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber, de saber que sabem, de saber que não sabem. De saber melhor o que já sabem, de saber o que ainda não sabem. A educação tem sentido porque, para serem, mulheres e homens precisam de estar sendo. Se mulheres e homens simplesmente fossem não haveria porque se falar em educação.”

Paulo Freire (2000, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros, p. 40).

MATA ATLÂNTICA: Caminhos para Conservação

Encontrei esse vídeo na TV Meio Ambiente e uma série de outros que indicam caminhos para conservação da Mata atlântica na cidade de São Paulo. Embora ainda não esteja incluso o Parque Tizo, que é um fragmento de Mata Atlântica na Zona Oeste de São Paulo, estes aqui trazem muito conteúdo.

Para a galera do Futebol

Sobre o Conhecimento

"O conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação."

José Armando Valente

Metodologia de Trabalho Online

Salve a Floresta

Arquivos

Vídeo Carta da Terra

Hora Certa

Para compartilhar em outras redes