Sobre o Projeto

Assista documentário sobre o projeto:
Produção e narração por Josete Zimmer


Veja o projeto em PDF Aqui

E... Um pouco mais sobre o Parque Tizo (por Fábio Sanches)

O Parque “TIZO” (Terras Institucionais da Zona Oeste) é uma área remanescente de Mata Atlântica maior que o Ibirapuera. Possui 1.300.000 m² e 66% de sua extensão está preservada. Há um plano diretor que é desconhecido da população da Grande São Paulo. Embora tenha sido criado em 2006 e conte com uma verba de cerca de R$ 5 milhões em caixa (nos cofres do CDHU, proprietária oficial da área), o parque ainda não foi cercado e não tem nenhuma obra interna, o que o torna vulnerável, à mercê das ameaças de invasões e de degradações constantes.

Empenhados em manifestar o interesse da população da Zona Oeste em ver o parque efetivamente concluído, várias entidades de preservação ambiental e de bairro, além de escolas, criaram o movimento PARQUE JÁ, para pressionar as autoridades a utilizar a dotação orçamentária e a efetivamente instalá-lo, com cercamento adequado e infra-estrutura para visitação.

Parte deste movimento é a exposição que será realizada no Raposo Shopping, nos dias 31/03 a 06/04/2008. Realizada pela Escola Municipal “Teófilo Benedito Ottoni” e pela SABIPE (Sociedade de Amigos de Bairro do Parque Ipê), entidade que há vinte sete anos realiza ações preservacionistas na região do Butantã. A exposição no Shopping visa atrair visitantes para o parque e simpatizantes para ações de preservação da área.

A exposição terá informações sobre o movimento de criação do Parque TIZO. O cenário será composto de trabalhos dos alunos mostrando um ambiente preservado de Mata Atlântica e sua biodiversidade e um outro ambiente impactado pela pressão urbana, lixo e poluição. Estão previstas oficinas de embalagem com reaproveitamento de caixas “Tetra Pak”, desenhos de Histórias em Quadrinhos “Mangás”, brinquedos com sucatas e apresentação de um Coral dos alunos da EMEF “Teófilo Benedito Ottoni” “Cantando pela Natureza”.

Os freqüentadores do Shopping terão a oportunidade de aderir ao abaixo-assinado que pede agilidade das autoridades no sentido de implementar as infra-estruturas básicas para viabilizar a visitação e pesquisas no parque.

Único parque estadual criado especificamente com objetivos educacionais, o Parque TIZO é fruto de um movimento que reuniu alunos de diversas escolas da região, como a “Teófilo Benedito Ottoni” e EMEF anexa ao “Educandário Dom Duarte”, além de entidades de moradores como a SABIPE, a Associação de Moradores do Petit Village, entre outras. Cinco cidades participaram do movimento de criação do parque: São Paulo, Cotia e Osasco (que dividem a área do parque), além de Taboão da Serra e Embu das Artes (que têm a divisa próxima).Foram feitas plenárias nas quais foi discutido o movimento e onde as entidades se manifestaram a respeito da questão.

O parque abriga espécies ameaçadas de extinção da fauna, como o pica-pau rei e a araponga, e da flora, como algumas espécies de canelas e plantas arbóreas a exemplo da Guaçatonga -Casearia obliqua, conhecida como anti-inflamatório e cicatrizante, Hirtella triandra e Hirtella hebeclada, de frutos muito atraentes para várias espécies de pássaros, o que a torna muito útil em áreas degradadas. Tudo isso está ali, a poucos metros da Rodovia Raposo Tavares e do Rodoanel. Eles precisam da sua ajuda para existir. Extinção é para sempre!

Para saber mais veja Blog do Parque Tizo e Site da Sociedade de Amigos do Bairro do

Parque Ipê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por nos visitar! Será um prazer ler o seu comentário.Volte sempre!

Nosso projeto no II Webcurrículo da PUC/SP

A Educação tem sentido...

“A educação tem sentido porque o mundo não é necessariamente isto ou aquilo, porque os seres humanos são tão projetos quanto podem ter projetos para o mundo. A educação tem sentido porque mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e se refazem, porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber, de saber que sabem, de saber que não sabem. De saber melhor o que já sabem, de saber o que ainda não sabem. A educação tem sentido porque, para serem, mulheres e homens precisam de estar sendo. Se mulheres e homens simplesmente fossem não haveria porque se falar em educação.”

Paulo Freire (2000, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros, p. 40).

MATA ATLÂNTICA: Caminhos para Conservação

Encontrei esse vídeo na TV Meio Ambiente e uma série de outros que indicam caminhos para conservação da Mata atlântica na cidade de São Paulo. Embora ainda não esteja incluso o Parque Tizo, que é um fragmento de Mata Atlântica na Zona Oeste de São Paulo, estes aqui trazem muito conteúdo.

VÍDEOS INTERESSANTES

Para a galera do Futebol

Sobre o Conhecimento

"O conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação."

José Armando Valente

Metodologia de Trabalho Online

Salve a Floresta

Powered By Blogger

Vídeo Carta da Terra

Hora Certa

Para compartilhar em outras redes